quinta-feira, janeiro 24, 2008

Dilema

O que fazer quando, depois que você passa o dia inteiro tossindo contra sua mão, um colega resolve apertá-la?



Estou resfriada. Toda vez que entro num ritmo mais intenso de trabalho e stress, é assim que meu corpo reage. Como nas últimas semanas tenho enfrentado dias de pressão, pouco sono, almoço no corre-corre e brutais alterações climáticas do sol para o ar-condicionado, foi assim que ele resolveu chamar minha atenção. Então há uns três dias começaram uns espirros e a tosse chata que me deixa maluca.

Ontem passei o dia inteiro tossindo. In-tei-ro. E usando a mão direita como barreira para evitar que a boiada de perdigotos contaminados atingisse outras pessoas e superficies. É aquela coisa, por mais limpinho que você seja, não dá pra ir lavar as mãos a cada crise de tosse. Se fosse assim, nesses dias ninguém sairia do banheiro. Talvez seja por isso que, ao menor sinal de influenza, os americanos mandam seus funcionários para casa, com receio de que todo o escritório seja influenciado também. Portanto, o mais natural é que você acabe tossindo e, se o estrago não e muito grande, você se livra da umidade com uma esfregadinha das mãos na roupa e a vida continua. A gente nem tem consciência, mas os vírus e as bactérias continuam ali.

Chega o final do dia. Extenuados depois de abater um dragão de duas cabeças, lá por volta das nove e meia da noite, um colega e eu temos a sensação de dever cumprido. Como a coleguice é bem recente, não vamos nos abraçar e rolar no chão para comemorar, então, num gesto fraterno, ele me estende a mão para selar o dever cumprido.

É muito rápido para tomar uma decisão. Você sabe que este aperto de mão será fatal, mas vai fazer o que? Usar a linha louca e espiritualista, dar um sorriso plácido e bobo, e evoluir para um abraço silencioso? Bancar o Michael Jackson? Ser mal-educado??? Não, porra. Você aperta a mão. E depois torce para que seu colega não passe a mão dele – agora toda infestada de seus vírus e bactérias – no rosto pelas próximas horas.

Se o cara aparecer gripado nos próximos dias, não tenha dúvida: o sentimento de culpa vai bater.

2 Comments:

At 7:05 AM, Blogger Bela said...

Amiga Ju, cai na real: nem todo mundo é nojento que nem ocê, muié! rs

 
At 11:39 AM, Blogger Bobbie Ladyamnesia said...

preocupação boba... sabe lá se ele lavou as mãos ao sair do banheiro...

XXXOOO!

 

Postar um comentário

<< Home