sábado, janeiro 12, 2008

Love is somewhere else

À medida que o tempo vai passando, vão se assentando na gente o que eram certos impulsos bélicos. Desse jeito, a argumentação se refina, cresce a sensibilidade a respeito de discussões vãs ou perdidas, vai-se embora a vontade do embate empedernido das palavras, cai um manto de discrição sobre algumas posições que, se não são extremamente necessárias de serem reveladas, não precisam causar mal-estar a ninguém.

Assim, decidi não mais declarar a descrença em certo tipo de amor, assumindo que a coisa é comigo mesmo e que, portanto, não acredito que ele possa florescer no meu quintal. Relaxe, nem se preocupe, no seu quintal pode. Seu casamento vai dar certo. Essa dor passa assim que vier outro amor. Calma, cada panela tem sua tampa. Sim, é claro que isso é uma prova que ele te ama.

Falar mal do amor ofende demais as pessoas. Já reparou? Se não e quer comprar uma briga, experimente. É pior que se declarar ateu, porque acreditar em deus ou não é uma questão filosófica e imprecisa demais para apostar as fichas em sua certeza. Mas o amor se vive na prática e faz vidas gravitarem em torno como um sistema solar. Até hoje lembro da professora de redação do 1º ano toda eriçada com minha declaração adolescente em plena sala de aula. Hoje não faço mais isso, aprendi a me comportar como uma mocinha. Não falo essas coisas por aí. Amenizei o discurso e só faço assim, cochichando baixo e entre amigos.

Enquanto todos bailam na festa e levantam brindes em direção ao anfitrião, eu, sozinha, fecho as portas atrás de mim, calço as mãos nos bolsos e caminho a esmo. Ninguém repara que saí. Quem é expulso do clube não faz diferença.

Como esta noite findará
E o sol então rebrilhará
Estou pensando em você
Onde estará o meu amor?
Será que vela como eu?
Será que chama como eu?
Será que pergunta por mim?
Onde estará o meu amor?
Se a voz da noite responder
Onde estou eu, onde está você
Estamos cá dentro de nós
Sós...
Onde estará o meu amor?
Se a voz da noite silenciar
Raio de sol vai me levar
Raio de sol vai lhe trazer
Onde estará o meu amor?
(Chico César)