quarta-feira, agosto 20, 2008

Criando pássaros

Desde que comecei os processos de mudança, há uns dois anos atrás, comprei um bebedouro para pássaros, já imaginando beija-flores na minha janela. Soube que se preparava uma beberagem de água com açúcar para atrair os animaizinhos, simulando o néctar das flores, mas achei isso uma crueldade. Tentei usar água pura várias vezes, mas nunca fez sucesso. Nenhum beija-flor voltava nas minhas flores de plástico kitsch depois da primeira bicada.

Depois deste tempo todo, não resisti à tentação e resolvi experimentar a água com açúcar, me comprometendo a tomar todos os cuidados para não acabar por matar os bichinhos - a água doce tem que ser trocada diariamente e o vasilhame lavado, senão corre o risco de aglomerar fungos e bactérias letais.

Tem uns três dias que comecei a fazer isso e já é o hit do inverno entre os pássaros da região. Agora tenho passarinhos hiperativos alucinados viciados em açúcar aos montes frequentando a grade da minha sala. Imagino que já esteja saindo no noticiário do reino animal que "Gangues rivais disputam novo ponto de açúcar". Ontem mesmo, fora de brincadeira, rolou uma colisão aérea entre duas aves que vinham em direção ao pote. E enquanto dois beija-flores com rabos de tesoura brigam pela mesma florzinha lilás, sempre tem um passarinho menor que segura na grade e se aproveita para se refestelar. Quando os outros se dão conta, caem de pau no amarelinho para largar da grade. É uma loucura.

A única coisa que me preocupa agora é a possibilidade de eu estar interferindo no ciclo de polinização das flores das redondezas.

Está muito divertido. Tenho agora um Discovery Channel particular. Em apenas dois dias vi um beija-flor fazendo coisas muito diferentes de estar parado no ar com suas asinhas de helicóptero. Alguém por acaso já viu um beija-flor se coçar?

3 Comments:

At 9:29 PM, Blogger danilo said...

Ju, voce sempre espirituosa. Gostei da idéia. Dá até vontade de fazer uma coisa semelhante aqui, mas acho que não vai dar certo. Os passarinhos congelam no inverno. Heheh. Beijos

 
At 4:10 AM, Blogger Eduardo Lemon said...

... algum deles deve ter dito algo como 'acho que vi uma gatinha' ... hehee... ai ai, descupe a piada sem graça, mas de manhã cedo não consigo raciocinar bem. Bela história a dos pássaros... espero que eles não fiquem obesos... imagina uma roda de pássaros sentado em cadeirinhas com seus copinhos de pétalas lilás, pançudos, discutindo a vida na sua janela... seria uma cena boa de se fotografar. beijos

 
At 9:06 AM, Blogger Mariana Paiva said...

ADOREI isso. quero depois conhecer seu viveiro, Ju. Prometo que não mancho nenhuma almofada de batom de novo. hehehehe
;*

 

Postar um comentário

<< Home