sexta-feira, agosto 15, 2008

Banho de água fria

Ontem o chuveiro parou de esquentar. Chegou a hora de trocar a resistência, imaginei. Cheia de bravata, com ares de independente, disse que eu mesma iria fazer a substituição. Nada de chamar eletricista ou coisa do tipo. Qualquer um pode trocar a resistência do chuveiro elétrico, apesar da operação ter todos os elementos para dar errado: eletricidade, água e metal.

A primeira atitude foi buscar na internet alguma informação a respeito. Achei alguns sites e, ao que parece, desligando o disjuntor, tudo fica mais mole que passar faca quente na manteiga.

Fui no meu quadro de energia, desliguei o único disjuntor marcado e me dirigi ao banheiro, acompanhada de perto por minha colega. Com um pouco de trabalho, abri o chuveiro me molhando toda com o resto da água que fica acumulada. Tirei o copinho plástico que fica em torno da resistência para acumular e esquentar a água e dei uma boa olhada na espiral metalizada. Molhada, de chinelo e encarapitada em cima de um banco, decidi que aquilo não era trabalho para mim.

Aproveitei para dar uma limpada no chuveiro e coloquei tudo de volta sem tocar em nada. Alguma coisa me dizia que não era seguro. Ao voltar para ligar o disjuntor, resolvi antes fazer um teste. Tentei acender a luz do meu escritório, não rolou.

Eu havia desligado o disjuntor errado.

Parece que a Morte cochilou por um segundo e eu me safei dessa.