segunda-feira, agosto 25, 2008

And she'll tease you

O que nos emociona é inexplicável.

Faz uns dez anos que vi o trailler de Duets, um filminho desses que já nasce destinado à sessão da tarde, já dava pra ver. O tema, para vocês terem idéia, é o universo do karaokê, mostrado como um grande catalisador de loucuras, desejos, enfim, um revelador das paixões humanas. Lembro de ter visto o anúncio no cinema, ao lado de um primeiro namorado ou coisa assim, e torci o nariz de cara. No entanto, mesmo com tudo contra, um detalhe entre aqueles pedacinhos de filme colados para dizer coisa que preste, me chamou atenção: Gwyneth Paltrow interpretando Bette Davis Eyes.

Sabe-se lá por que cargas d'água, aquilo me causou arrepios. O timbre, a linguagem corporal da personagem nos mínimos detalhes, são tantos códigos, que nem sei explicar. Fato é que me deixa de olhos molhados, um dardo direto em uma porção mole dentro de mim. Me deixa ao mesmo tempo feliz e lacrimosa, como uma saudade de algo bom que nos inspira. É muito torto escrever tudo isso, pois é um instrumento canhestro buscar definir com palavras e racionalmente uma série de sensações impalpáveis. É como a inútil tentativa de explicar a alguém o sabor de algum alimento sem fazer a comparação com outros sabores já conhecidos.

Desde então, uma curiosidade misturada com asco ficava guardada dentro de mim. Tinha uma vontadezinha de ver o filme, de saber em qual contexto aquela linda cena se encaixava, ouvir de novo aquela música... Ao mesmo tempo, intuir que era um produto de má qualidade, capaz de subestimar minha inteligência, e ainda queimar meu filme intelectual, me afastavam.

Faz uns dois finais de semana, venci os preconceitos e a vergonha. Completamente livre, despretensiosamente, aluguei o filme e encarei a verdade.

Well, very well... very well. Duets é realmente muito pior do que eu pensava. Não é somente simples e bobo, é completamente mal-resolvido, demorado, repleto de equívocos. Mas a cena da Gwyneth está lá e é realmente linda. Tem até umas palminhas graciosas que não apareceram no trailler. Porém, a música não aparece toda.

Nesses tempos de Youtube, melhor mesmo é ir direto ao que interessa. O fragmento solto na rede resulta muito melhor que a cena do filme: música completa e mais Gwyneth no papel de moça tonta, sexy e insegura. Lindo.