sexta-feira, agosto 18, 2006

Cats'n Dogs

I'm a cat kind of person, you know. Se eu fosse uma personagem fatal de um desses filmes independentes, minha primeira aparição começaria com esta frase. Sim, eu gosto de gatos. Me comovo só de observá-los, poderia perder horas acompanhando seus movimentos e suas manhas. Filhotes ou adultos, são seres absolutamente sedutores. Gosto até mais de gatos que de cachorros, o que por muito tempo poderia ser considerado falha de caráter. Hoje gatos estão, por assim dizer, "na moda", porque os habitantes da urbe finalmente descobriram que é mais fácil ter um gato que um cão dentro de seu apartamento e rotina apertadas. Felizmente, a razão prática foi uma excelente desculpa para induzir a paixão pro felinos em um sem-número de humanos. Só que isso é bem recente mesmo e ainda há quem realmente acredite que gatos são traiçoeiros e nojentos - como se a baba abobada de qualquer cachorro não fosse igualmente recheada de germes, bactérias e todos esses microorganismos que fazemos questão absoluta que fiquem longe dos bebês.

Antes que alguém pense que eu odeio cachorros - porque também inventaram essa dicotomia excludente e um tanto absurda - gostaria de comentar meu especial apreço pelos vira-latas. Isso mesmo, os SRD (sem raça definida, como é politicamente correto no mundo veterinário). Primeiro tem uma coisa de temperamento. Posso jurar que os vira-latas são cachorros muito mais solidários, bem-humorados e tranquilos do que qualquer cãozinho de madame ou com pedigree. Pelo menos os meus eram. A razão para isso? Não sei. Pode nem ser verdade. Mas também pode ser divertidíssimo tentar explicar isso por um viés sociologizante - o estigma da pobreza da raça, a união de um "povo" sob a identidade do preconceito, ou algo que o valha.

A outra coisa - e isso é para o bem e para o mal - é que um cão vira-lata é sempre um cachorro-surpresa. Praticamente um Kinder Ovo animal. No DNA todo misturado desses cães, com pedaço de tudo que é raça, você nunca pode fazer idéia do que vai ser daquele filhote. Só mesmo quando ele chegar à idade adulta. Então, cada dia que passa é uma nova descoberta sobre o seu cãozinho. E as divertidas tentativas de adivinhação, do tipo "hm... acho que essas manchas são de um Dálmata" ou " ele tem patas de Fila!". No fim das contas, muitos desses cachorros até ficam bem bonitos, mas a maioria resulta engraçado, com seus membros mal proporcionados. Tem cabeça grande em corpo pequeno, corpo grande com patas pequenas, focinho grande com orelhas pequenas, rabo maior que deveria.... As combinações de erros são praticamente infinitas. Uma piada da natureza.

Essa semana mesmo vi um cachorro catroca, todo serelepe sobre suas perninhas curtas e arqueadas. Ele me parecia feliz. Eu também fiquei.

1 Comments:

At 7:29 AM, Blogger Bobbie Ladyamnesia said...

Não é que eu ia escrever um post sobre isso? Mas agora acho totalmente desnecessário.

É engraçado como as pessoas realmente julgam o caráter dos bichos pela espécie/raça. Se é gato é traiçoeiro, não é afetivo, só gosta da casa e da comida... Se o cachorro é pitbull, rottweiller [ou o que o valha] é assassino... Ninguém leva em conta o dono do animal e/ou as condições em que o bicho vive.

Há uns anos, quando eu dizia que gostava de gatos era um tal de torcer nariz sem fim. Mas eu gosto mesmo é de bichos independentes [por isso também prefiro os vira-latas]. E independência jamais significou falta de afeto, como muitos costumam confundir.

XXXOOO

 

Postar um comentário

<< Home